Nepal pode prorrogar autorizações para escalada do Everest devido a terremoto

0
477
Reuters
O Nepal pode permitir que centenas de alpinistas estrangeiros escalem o Monte Everest usando a mesma licença no ano que vem, pois foram obrigados a abandonar suas expedições devido à avalanche provocada pelo devastador terremoto do mês passado, disse um ministro nepalês nesta sexta-feira.
Mais de 350 alpinistas estrangeiros abandonaram sua tentativa de alcançar o cume depois que a avalanche soterrou parte de acampamento-base do Everest, matando 18 pessoas e destruindo barracas.
"Nenhum alpinista fez até agora um pedido de prorrogação das suas autorizações. Se algum pedido for encaminhado, pessoalmente sou favorável a isso", disse o ministro do Turismo, Kripasur Sherpa, a repórteres.
O ministro falava à margem de uma cerimônia pelo Dia Nacional do Monte Everest, em Katmandu, para celebrar o dia em que o neozelandês Edmund Hillary e o sherpa Tenzing Norgay fizeram a primeira subida ao alto da montanha em 1953.
Um forte terremoto e tremores secundários abalaram o Nepal em 25 de abril e 12 de maio, matando mais de 8.600 pessoas e deixando centenas de milhares de desabrigados.
[do_widget_area inner_adsbar]

Comments are closed.